Wednesday, September 14, 2005

Explosões de raios gama

Uma equipe de astrônomos italianos disse na segunda-feira ter testemunhado os vestígios de uma das explosões de raios gama mais distantes e brilhantes já detectadas na história.
As explosões de raios gama são as mais poderosas e brilhantes conhecidas pelo homem, com exceção do Big Bang, que segundo muitos astrônomos deu origem ao universo. Mas ainda não se sabe quais são as causas dessas explosões.
A explosão, batizada de GRB050904, foi detectada no dia 4 de setembro pelo satélite Swift, e ocorreu a mais de 12,5 bilhões de anos-luz de distância, o que significa que foi a explosão mais remota já observada.
Um ano-luz tem cerca de 10 trilhões de quilômetros, ou seja, a distância que a luz percorre no período de um ano.
"A luminosidade é tamanha que em poucos minutos deve ter liberado mais de 300 vezes a energia que o Sol vai liberar em toda a sua existência, de 10 bilhões de anos", disse o líder da equipe, Guido Chincarini, do Observatório Astronômico di Brera e da Universidade de Milano-Biocca, na Itália.
"Conseguimos observá-la e determinar sua distância porque pudemos ver os vestígios ópticos", explicou Chincarini.
Os astrônomos ainda não sabem o que provoca as explosões de raios gama. Acredita-se que elas ocorram quando uma estrela morre, possivelmente transformando-se num buraco negro, o que criaria um empuxo gravitacional tão forte que nada consegue escapar dele.
As explosões duram de menos de um segundo a vários minutos, e liberam uma quantidade imensa de energia em pouquíssimo tempo.
"Algumas explosões de raios gama originam-se nos locais mais distantes, e portanto nas épocas mais remotas, do universo", disse John Nousek, diretor da missão do Swift, satélite que se dedica ao estudo das explosões de raios gama e em sua ligação com os buracos negros. A equipe disse que a descoberta e o estudo das explosões de raios gama é fundamental para aumentar a compreensão da formação do universo. Fonte: http://tecnologia.terra.com.br/interna/0,,OI664350-EI4795,00.html

0 Comments:

Post a Comment

<< Home